Método Canvas é uma ferramenta criada por Alex Osterwalder, que auxilia empreendedores a desenvolverem suas ideias iniciais e analisar questões importantes de uma empresa de sucesso.
Nesse artigo vou te apresentar como usar o método canvas para planejar seu negócio.
Os nove fundamentos do Método Canvas são:
- Proposta de valor: Por que os clientes compram o produto ou serviço da sua marca?
- Segmentos de clientes: quem são os clientes? O que eles pensam, falam ou fazem?
- Relacionamentos com clientes: maneira de manter um bom atendimento para os clientes em todas as etapas de compra.
- Canais de distribuição: Como seus produtos ou serviços serão promovidos, vendidos e entregues?
- Receita: como o negócio gera lucro?
- Atividades: Quais são as ações estratégicas que o seu negócio executa para entregar a proposta de valor para os clientes?
- Recursos: O que seu negócio precisa para entregar a proposta de valor?
- Principais Parcerias: Quais os parceiros que a empresa precisa?
- Estrutura de Custos: Quais são os principais fatores de custo do negócio? Como eles estão ligados à receita?
Onde fazer um Canvas?
Um modelo de negócios no método Canvas pode ser feitos em diversas plataformas, desde um papel até em aplicativos avançados. Indicamos alguns meios:
- Papel físico;
- Softwares de edição de texto (Microsoft Word, LibreOffice, Google Docs, etc);
- Planilhas no Excel;
- Aplicativo Sebrae Canvas, disponível para IOS e Android;
Entendendo cada etapa do Método Canvas
Cada pilar do Método Canvas pode ser alterado quantas vezes for necessário. Faça ajustes até o modelo de negócios fazer sentido como um todo. Não há uma ordem exata para preencher, mas é fundamental começar pelos campos que definem o que a sua empresa faz.
1. Proposta de valor
No campo “Proposta de valor”, escreva o que a sua empresa faz, seu propósito e valores, por exemplo. Pense em como a marca resolve necessidades dos consumidores, quais são as soluções geradas e o objetivo principal da instituição.
Nessa etapa você também definirá o valor da sua marca para o público-alvo, ou seja, o motivo pelo qual as pessoas compram ou devem comprar da sua empresa e não dos seus concorrentes.
Se ao preencher outros campos do Método Canvas você perceber que precisa alterar a Proposta de Valor, faça os ajustes imediatamente, pois essa é uma das etapas fundamentais para seu sucesso.
2. Segmentos de clientes
Para pensar em quais estratégias utilizar, é necessário sabem quem deseja alcançar. Estabeleça quem é seu público-alvo e pesquise os perfis, busque conhecer seus desejos, objetivos, necessidades, maneira que se comunicam, onde vivem, entre muitas outras questões importantes.
Para conhecer mais o perfil do seu público, faça pesquisas por meios físicos ou virtuais. A ferramenta Google Forms é gratuita e muito utilizada para questionários e análise das respostas.
Liste perguntas que envolvam a sua área de atuação e as necessidades que seu produto supre. Para te ajudar, separamos perguntas essenciais conhecer o perfil dos seus clientes:
- – Idade;
- – Gênero;
- – Região onde mora;
- – Profissão;
- – Grau de escolaridade;
- – Renda mensal;
- – Hábitos de consumo;
- – Principais meios de comunicação que utilizam;
- – Necessidades;
- – Objetivos;
- – Lugares que frequentam para fazer compras.
3. Relacionamento com clientes
Depois de conhecer seu público-alvo, defina como se comunicará com eles e o que fará para conquistá-los. Escolha sempre meios que fazem sentido para a sua empresa e para os clientes. Por exemplo, não adianta telefonar se eles não gostam de ligações. Lembre-se: esteja onde eles estão!
Tenha em mente que sua marca precisa estar sempre acessível para o consumidor, de modo que ele possa entrar facilmente em contato em qualquer momento da compra.
Um bom relacionamento entre empresa e seu público gera confiança, transparência, fideliza clientes e pode os tornar em verdadeiros defensores da marca – que são clientes fiés que não compram dos concorrentes, indicam somente sua empresa e ainda a defendem.
No atendimento seja sempre cordial, simpático e mostre que está disposto a resolver os problemas. Evite deixar as pessoas muito tempo sem respostas, independente da sua forma de comunicação: telefone, e-mail, mídias sociais, etc.
4. Canais de distribuição
Nessa etapa você precisa escolher os meios pelos quais seus serviços chegarão até os clientes. Por exemplo, se é uma loja virtual, venda direta, loja física, parceiros indiretos, entre outros. Procure maneiras de melhorar o caminho entre a sua empresa e o consumidor final.
Geralmente, deve-se escolher canais de distribuição que estejam próximos da realidade do público-alvo. Por exemplo, não adianta montar um ecommerce se seus consumidores nem acessam a internet.
Além disso, há outros critérios: o canal mais rápido, eficiente e com menor investimento necessário.
5. Receita
Essa é uma das etapas mais importantes do modelo de negócios. Afinal, toda empresa precisa administrar bem seu dinheiro para continuar funcionando bem.
Nesse campo do Canvas você deve preencher quanto cobrará pelos serviços. Porém, isso depende de outros fatores: quanto custa oferecer o serviço ou produto, quanto tempo leva para ser feito, qual a sua proposta de valor e quanto o cliente está disposto a pagar.
6. Atividades da empresa
Nesse campo você deve apontar as atividades que a empresa realizará para cumprir a proposta de valor. Por exemplo, em um negócio que busca resolver problemas, as atividades podem ser consertos, consultoria, aulas, manutenção, etc.
Anote quais são as funções mais importantes para que o modelo de negócios seja eficaz. Avalie quais atividades são essenciais, adicionando ou removendo algumas e avaliando seu impacto na empresa.
7. Recursos
Liste tudo o que seu negócio precisará para realizar a proposta de valor, seja físico ou não: conhecimento, cursos novos, viagens, equipamentos, colaboradores, computadores, internet, entre muitas outras possibilidades.
Se você está criando seu negócio, liste tudo o que precisa seguindo uma ordem de prioridade. Evite acrescentar recursos que são dispensáveis.
Porém, caso seu negócio já exista e você esteja utilizando o Canvas para reestruturá-lo ou identificar falhas, aponte todos os recursos que você já possui. Dessa forma, será possível eliminar coisas desnecessárias gerar economia, por exemplo.
8. Principais parcerias
Encontre parcerias estratégias que possam investir no seu negócio, fornecer matéria-prima por menor preço, fazer promoções em conjunto, entre outros. Desenvolver parcerias com outras pessoas e empresas aumenta o alcance do seu negócio.
Uma das chaves para uma parceria de sucesso é garantir que ela seja vantajosa para todas as partes envolvidas. Não espere apenas ser ajudado, mas esteja disposto a cooperar também.
Antes de fechar uma parceria, analise possibilidades, procure negócios que complementem o seu trabalho e apresentem chances de bons resultados. Quando possível, busque alinhar suas expectativas e valores com os parceiros.
9. Estrutura de custos
A estrutura de custos é uma etapa fundamental na criação e manutenção de qualquer negócio. Afinal, é essencial controlar todos os gastos da empresa para evitar prejuízos e o descontrole financeiro que coloca muitos negócios na falência.
Geralmente, a estrutura de custos é dividida por dois tipos: custos fixos e variáveis.
Custos fixos: são os tipos de despesas que a empresa possui todos os meses independente da quantidade de produção e vendas. Por exemplo, locação do espaço, salários dos funcionários, internet, entre outros.
Custos variáveis: são custos que alteram o valor todos os meses, que não estavam previstos ou que não possuem frequência na empresa. Geralmente estão ligados a quantidade de produção e vendas. Por exemplo, custo das matéria-prima, transporte de mercadorias, entre outros.
Exemplo de estrutura de custos
Estruturas os custos da sua empresa pode parecer uma tarefa simples. Porém, é necessário se atentar a práticas importantes para sua gestão de custos funcionar corretamente.
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Praticas importantes para sua Gestão de Custos funcionar
Anote todos os gastos, sem exceção
É preciso se comprometer em anotar todos os gastos da empresa, por menores que sejam. Só assim será possível realizar uma análise realista e completa dos custos que envolvem o funcionamento do negócio.
Busque ser organizado com as etapas que envolvem o financeiro, pois é essencial para poder identificar falhas e corrigi-las.
Identifique possíveis melhorias
Para a estrutura de custos gerar benefícios para a empresa, é preciso analisá-la e tomar as atitudes necessárias. Talvez seja preciso alterar preços, mudar fornecedores ou contratar mais funcionários, por exemplo.
Estabeleça metas para seus gastos
Trace objetivos para serem alcançados a cada mês. Por exemplo, determine um novo limite de compras para reduzir gastos em relação aos meses anteriores.
Estude a estrutura de custos para encontrar possíveis melhorias e estabeleça metas para concretizá-las em um determinado tempo. Essa prática é fundamental para o sucesso do seu negócio!
Lembre-se de ser sempre responsável com sua estrutura de custos. Faça análises constantemente e indique melhorias para que seu negócio cresça.
Seguir as regras básicas que citamos te ajudará a começar uma boa gestão financeira da sua empresa.
Após preencher todas as etapas do Método Canvas, mantenha o quadro sempre acessível e faça alterações sempre que achar necessário.
Se ficou com duvidas sobre como utilizar o método canvas para planejar o seu negócio pode deixar nos comentários, que será um prazer de ajudar!
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