Da mesma forma que um roteiro guia a produção de um filme, um plano de negócios instrui a criação e direção de uma empresa. Ele é um documento que descreve objetivos e as ações necessárias para atingi-los. É ideal para organizar ideias, estruturar negócios, identificar falhas nos procedimentos e realizar táticas com mais precisão.
Podemos comparar um plano de negócios com um GPS, pois empreendedores devem sempre consultá-lo e revisá-lo para garantir que estão no caminho certo. O documento não precisa ser formal e longo, pode ser elaborado de forma mais simples. O importante é que o empreendedor consiga organizar seus objetivos e definir corretamente o que será realizado na empresa.
Para quem deseja abrir uma empresa, é essencial fazer um plano de negócios. Ele permite reduzir a insegurança, evitar algumas falhas e desperdícios além de definir táticas certeiras para a sua área de atuação. Porém, para quem já possui uma empresa funcionando sem um plano de negócios, é possível estruturar um para aumentar seus resultados positivos e possibilidades de crescimento.
Nesse artigo vou lhe mostrar um passo a passo para estrutura um plano de negócios, vem comigo!
Passo a passo para fazer um plano de negócios
Não elabore seu plano de negócios pensando que é só mais um documento, mas tenha consciência de que você está preparando uma ferramenta que ajudará a construir uma empresa com maiores chances de fazer sucesso.
Você pode consultar e atualizar seu plano de negócios frequentemente conforme descobre mais coisas sobre seus clientes, vendas, táticas de marketing que funcionam (ou não), falhas no orçamento, entre outras questões. Você deve usá-lo para acompanhar seu progresso e ajustar estratégias de acordo com os resultados, de forma que seu planejamento defina as metas que gostaria de alcançar.
O primeiro item do plano e criar o:
1. Sumário Executivo
O sumário executivo é a visão geral do seu negócio. É indicado que a introdução do seu planejamento deva ser descrita em no máximo duas páginas. É indicado escrevê-lo por último, porque após conhecer tudo sobre seu negócio, será mais simples resumi-lo, não é mesmo?! Inclusive, é muito comum que investidores leiam apenas o resumo executivo quando estiverem avaliando seu negócio.
Aponte os principais aspectos da sua empresa no sumário executivo, mas sempre de forma clara e concisa. Evite apresentar muitos detalhes, por mais que seja difícil cortar algumas coisas. Tenha sempre em mente que essa é uma etapa que deve ser uma leitura rápida.
O sumário executivo deve apontar:
- Visão geral do seu negócio em apenas uma frase;
- O problema que sua empresa busca resolver;
- A solução que sua empresa representa para o cliente;
- Quem é o cliente-alvo;
- Quais os principais concorrentes;
- Como é a equipe ideal que a empresa tem ou precisa;
- Resumo financeiro que apresente suas vendas, despesas e lucro planejado.
2. Oportunidade
A oportunidade do seu negócio é o que você vende e como isso é uma solução para seus clientes. Nessa etapa também é preciso descrever como seu produto ou serviço se destaca perante a concorrência. Fale sobre sua ideia, seus serviços e como pretende fazer sucesso com eles.
O problema e solução
Definir o problema que você está resolvendo para os seus clientes é, de longe, o elemento mais crítico do seu plano de negócios e crucial para seu sucesso. Se você não consegue identificar um problema que seus clientes potenciais têm, então você pode não ter um conceito de negócio viável.
Para garantir que você realmente representa uma solução, converse com clientes-alvos, descubra suas principais necessidades e pense como oferecer uma resolução viável, inovadora e acessível a eles. Pode acontecer do seu produto ou serviço precisar de ajustes após essa pesquisa.
Após encontrar definitivamente o problema, é o momento de apresentar completamente a sua solução – que é o produto ou serviço que você planeja vender.
Cliente-alvo
Descreva para quem você está vendendo. Porém, jamais defina seu cliente-alvo como “todo mundo”. De forma realista, é preciso buscar atingir um segmento específico do mercado. Faça uma pesquisa e aponte o perfil dos seus clientes. Algumas perguntas essenciais são:
- Onde moram;
- Gênero;
- Média salarial;
- Grau de escolaridade;
- Profissão;
- Principais meios de comunicação que utilizam;
- Hábitos de consumo;
- Principais objetivos;
- Prioridades;
- Principais necessidades.
Concorrência
Descreva sua concorrência, quem são, como atuam, onde vendem e outras informações necessárias. O importante dessa etapa é mostrar como seu negócio se destaca. Porém, é importante analisar como outras empresas atuam e como você pode sair na frente delas.
3. Execução
Depois de apresentar o que você fará, é o momento de escrever como colocará tudo em prática. Nessa etapa, costuma-se definir o plano de marketing, as operações necessárias para o negócio funcionar, análise de riscos, entre outras questões. Aponte o que você acha importante para que o seu negócio realmente aconteça, porque pode haver características específicas da sua área de atuação.
Planejamento de marketing
Um planejamento de marketing costuma abordar os 4 “Ps”: produto, praça, preço e promoção. Você pode apontar outros aspectos de marketing que seja importantes para o seu negócio. Principalmente se sua empresa atua no âmbito digital, pode haver outros aspectos relevantes. Porém, o 4 Ps são fundamentais para qualquer negócio.
4. Equipe e empresa
Analise a estrutura da sua empresa e quem são os principais profissionais que precisam fazer parte da sua equipe. Conhecer quem contribuirá para a execução do projeto pode ser uma informação muito importante para os investidores. Você precisa da equipe certa para transformar uma boa ideia em um ótimo negócio. Aponte os profissionais certos, que possuem a capacitação e experiência necessária, mas também compactuam com os valores e missão da empresa.
Visão geral da empresa
A visão geral da empresa deve incluir questões como:
– Missão, visão e valores
– Uma revisão da estrutura legal e propriedade da sua empresa
– O local da empresa
– Uma breve história, se é uma empresa que já existe e está em execução
5. Plano Financeiro
Um plano financeiro comum costuma ter um planejamento mensal para os primeiros 12 meses e, em seguida, planos anuais para três anos.
Planejamento de vendas
Quanto você pretende vender nos próximos anos. Essa etapa pode ser dividade em várias linhas, cada uma para um produto ou serviço. Por exemplo, você pode dividir seu planejamento por segmentos de mercado-alvo ou por categorias de produtos principais.
Plano de equipe
Defina o quanto você planeja pagar por funcionário. Para uma pequena empresa, você pode listar todas as posições no plano de pessoal e quanto será pago mensalmente para cada cargo. Para uma empresa maior, o plano de equipe é normalmente dividido em grupos funcionais, como “marketing” e “vendas”, por exemplo.
Demonstração de resultados
Trata-se de lucro e gastos em que todos os seus números se juntam e mostram se você está realmente lucrando ou tendo prejuízos.
Apêndice
A sessão de apêndice do plano de negócios não é obrigatória. Porém, é útil para colocar gráficos, tabelas, definições ou outras informações que não foram possíveis incluir anteriormente.
Sugerimos para você ler também: MÉTODO CANVAS! COMO USAR PARA PLANEJAR SEU NEGÓCIO!
O que levar em conta antes de escrever um plano de negócios
Antes de começar a escrever seu plano de negócios, é preciso ter algumas coisas em mente para começar certo e evitar refações. Listamos três dicas fundamentais para você conferir antes
1. Seja objetivo no plano de negócios
Saiba onde você quer chegar, pois os planos de negócios devem ser curtos e concisos. Evite escrever coisas desnecessárias que só tomarão tempo na execução ao invés de oferecer bons resultados.
Se você pretende apresentar o plano de negócios para investidores, sócios ou colaboradores, é necessário que todas as pessoas entendam facilmente o que está escrito e sem muita dificuldade. Caso sua empresa realmente precise de um plano de negócios repleto de mínimos detalhes, pense em elaborar uma versão resumida para apresentar para outras pessoas.
2. Pesquise muito
Faça muitas pesquisas sobre seu negócio antes de definir algumas coisas. Entenda todos os conceitos – para isso, visite esta página sempre que necessário para relembrar as dicas. Busque entender seus serviços e produtos, as estratégias necessárias, o que é possível realizar, etc. Estude muito cada etapa para definir o melhor para a sua empresa.
3. Utilize a linguagem do seu público-alvo
Pense para quem você apresentará o plano de negócios e utilize a linguagem certa para que eles entendam tudo. Por exemplo, se sua empresa atua na área científica, mas seus potenciais investidores não são profissionais da área, sempre explique os termos técnicos e escreva de uma maneira que eles entenderão sem dificuldade. Afinal, ninguém investirá em algo que não compreende.
Benefícios de um plano de negócios
Um plano de negócios serve para organizar uma empresa, analisar sua missão com clareza, definir objetivos e como alcançá-los. É necessário apontar cada etapa da trajetória que você percorrerá até alcançar seus objetivos. Por isso, com um plano bem definido, é possível analisar os negócios e conferir o que pode realmente dar certo, corrigir falhas e ter insigths para criar estratégias.
Criar um plano de negócios para a sua empresa permite que o gestor conheça profundamente sua área de atuação, entenda o mercado e conheça seu público-alvo.
Com isso, é possível descobrir se a marca tem um futuro promissor ou precisa de reparos para obter bons resultados. Inclusive, existem casos em que o empreendedor faz um plano de negócio e descobre que sua ideia inicial não daria certo.
Então, faz os ajustes necessários ou migra para outro tipo de empresa. Portanto, o plano de negócios evita desperdiçar tempo e recursos em algo que não dará sucesso.
Se você quiser saber mais de como montar um plano de negócios entre em contato conosco, podemos de ajudar a estruturar o seu plano!
Comente, interaja, nossos objetivo e ajudar empreendedores a alcançar o sucesso!