O surgimento da Contabilidade se deu devido a necessidade de se criar registros do comércio.
A atividade de troca e venda dos comerciantes da antiguidade requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada.
As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato, mas as cobranças de impostos na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares.
Especialistas descobriram registros onde um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.
De acordo com que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, surgia a cada vez mais preocupações de como saber quanto poderiam render e qual a forma mais simplificada de aumentar as suas posses, tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Foi o pensamento do “futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
Esses registros foram sofrendo alterações e melhoramentos de acordo com o passar do tempo, até que no ano de 1494, o Frei Luca Pacioli considerado como “pai da contabilidade” publicou um tratado onde retratou o método contábil das partidas dobradas, método este utilizado até os dias atuais, de maneira extremamente evoluída porém com a mesma estrutura.
No Brasil todas as empresas são obrigadas a realização da escrituração contábil de acordo com a Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179, inclusive as Micro e Pequenas empresas diante a Lei Complementar 123/2006, art. 27, ficando as mesmas sujeitas a uma variedade de multas e penalidades para a hipótese do não cumprimento das normas estipuladas.
A importânica da contabilidade
Mas a pergunta que surge diante a essa situação é: será que a contabilidade deve apenas atender uma obrigatoriedade legal, ou até mesmo servir apenas de instrumento para o fisco realizar seus cruzamentos com intuito de identificação de ilusões fiscais?
Com certeza a resposta é não, mesmo com o conhecimento de que uma gigantesca parte das empresas a realizam com intuito de apenas se esquivar de multas ou implicações impostas pelo fisco, a contabilidade em qualquer segmento empresarial possui extrema importância em aspectos que vão além de apenas cumprir as obrigatoriedades legais e evitar problemas, mas sim elucidar a verdadeira situação econômica financeira da entidade, mensurar de diversas maneiras seu patrimônio, endividamentos, direitos, lucros e prejuízos, auxiliando nas tomadas de decisão através de análises de fatos ocorridos no passado, presente e futuro.
Para os supermercados uma contabilidade confiável pode representar o ponto chave entre a sucesso e o fracasso desse nicho de negócio, pois o mesmo é possuidor de uma grande variedade de aspectos que necessitam de um controle minucioso, sendo que um exemplo claro disso está em seu estoque.
Se o mesmo não for mensurado e representado de maneira correta na contabilidade, gerará impacto direto no custo da empresa podendo levar a cálculos indevidos, inclusive de seus impostos, o que resulta em extremos prejuízos e até mesmo em possíveis fraudes fiscais.
Contabilidade e Economia
Analisar o estoque através da contabilidade, também pode servir de um ótimo instrumento para geração de economia na comparação de valores de mercadorias entre fornecedores, ou até mesmo de maior lucratividade na comparação das margens de lucro entre produtos similares.
Outro ponto de extrema importância é a apuração dos lucros do supermercado, como se tratam de uma gama extensa de mercadorias com diversas margens de lucro, valores de venda, desconto e perdas, somente com um demonstrativo contábil realizado de maneira correta, demonstrará o valor exato do lucro obtido pela empresa.
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Ter conhecimento do valor que realmente representa o lucro do supermercado evita que os sócios distribuam valores além do que foi gerado em determinado exercício ou até mesmo que distribuam valores inferiores por receio de estarem prejudicando o capital de giro necessário.
Vale lembrar que é na contabilidade através do balanço patrimonial que se representa o valor de uma empresa, então não possuir contabilidade é o mesmo que deixar a empresa aberta a avaliações e mensuração de seu valor em procedimentos como: o acesso a linhas de créditos bancários, prova a sócios que se retiram da sociedade, contestação em reclamatórias trabalhistas ou outras ações e até mesmo em recuperação judicial, se tratando de supermercados isso representa um dos maiores riscos a empresa, pois o estoque do mesmo representa na maioria das vezes, o maior valor monetário no grupo ativo do demonstrativo contábil.
Sendo assim, a contabilidade possui um papel imprescindível diante as empresas, portanto, se for tratada de tal maneira com certeza se tornará a maior ferramenta na prevenção de riscos, economia financeira e continuidade das entidades.
As vendas do setor supermercadista acumulam crescimento de 1,92%, de janeiro a setembro de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), porém mesmo em um ramo que se encontra sempre em crescimento muitas empresas relatam ter dificuldades financeiras ou até mesmo prejuízo ao passar dos anos.
Contabilidade Especializada
As falhas que as entidades cometem e que por sua vez levam a essas situações, podem ser facilmente detectadas no caso de haver uma contabilidade confiável e em dia, levando rapidamente a uma tomada de decisão.
O trabalho a ser desenvolvido por um contador contratado pela empresa ou uma empresa de contabilidade especializada vai muito além de informar sobre quais impostos devem ser pagos.
Em ambos os casos podem trabalhar na análise de desempenho do empreendimento, na gestão de riscos envolvendo relações trabalhistas e financeiras, e colaborar na tomada de decisões, considerando sua ótica contábil.
Analisar todos esses pontos e variáveis ajuda de maneira imediata o supermercado a enxergar além do lucro ou da atividade e agir da melhor maneira possível em todas as áreas do negócio.
Sem a visão especializada de um profissional, diante a uma boa contabilidade, muitos pontos da atividade comercial poderão melhorar apenas depois de um longo período de tempo, ou após erros.
Isso porque os esforços se concentram só na atividade e em sua execução, e nem sempre abrangem pontos financeiros ou tributários que podem otimizar essas atividades e trazer economias ou até lucros à empresa.
A prática de uma contabilidade gerencial estruturada de forma especifica as necessidades dos supermercados e por intermédio de um profissional qualificado esses resultados forem avaliados com olhar crítico, trará o diferencial tão garimpado pelos pequenos e grandes empresário, gerando a continuidade de suas empresas e o mais importante, a manutenção de seu crescimento constante.