No Brasil, a um ditado que o ano só começa depois do carnaval. Por isso, agora é para valer! O carnaval já se foi e você precisa agora focar na sua empresa.

Para criar oportunidades para sua empresa é importante analisar tendências de gestão, marketing e tecnologia, além de descobrir novas maneiras de elaborar ideias. Por isso, nós selecionamos algumas dicas e tendências que aperfeiçoarão as suas estratégias 2019.

Envolver a equipe e os clientes no processo criativo, incluir automação nos processos e diminuir a burocracia estão entre as características mais importantes para elevar os resultados do seu negócio. Porém, é necessário que você priorize o que realmente vale para a sua empresa e resolve problemas específicos da sua área de atuação.

Acredite no seu negócio

Pode parecer piegas, mas é impossível encontrar oportunidades para sua empresa sem que você realmente acredite no que está fazendo. Missão, visão e valores não devem ser apenas textos para colocar no site, mas precisam ser propósitos em que você realmente acredita e tenta cumprir todos os dias.

Faça seu plano de negócios e acredite no potencial dele. Ofereça serviços que você realmente acredita serem bons para seus clientes. Acreditar no seu negócio não é sobre pensar positivo, mas estudar e criar um planejamento de qualidade, de modo que você saiba que dará bons resultados.

Encontre diferentes formas de atuação para o seu negócio

Para criar oportunidades para sua empresa você pode definir diferentes formas de atuação para o seu negócio. Isso não significa mudar radicalmente os serviços oferecidos, mas é possível encontrar maneiras de aperfeiçoar o que você faz, começar a atender novos nichos de mercado, oferecer serviços diferentes, entre outras possibilidades.

Por exemplo, alguém que possui uma escola de ensino fundamental pode oferecer aulas extras de língua estrangeira para as crianças; ou então, fazer cursos de extensão sobre a área de atuação da sua empresa para universitários – um público que geralmente precisa conhecer o mercado de trabalho e fazer cursos rápidos para conseguir certificado de horas complementares.

Descubra o que é relevante para seu público-alvo

Para encontrar novas maneiras de atender seus consumidores, é necessário descobrir o que realmente é importante, gerar valor é útil para eles. Observe os hábitos e desejos do seu público-alvo, e se possível, faça pesquisas a fim de entender o que é relevante. Após descobrir, certifique-se que seu negócio atende algumas das necessidades do seu cliente-alvo e procure novas maneiras de atendê-los.

Envolva a sua equipe

Não tente criar oportunidades para sua empresa sozinho, mas envolva a sua equipe, pois cada pessoa pode enxergar necessidades diferentes e dar novas ideias. Além disso, faça pesquisa com os colabores para saber quais as principais falhas que enxergam na empresa, o comportamento dos clientes e as oportunidades que eles acham válidas para o seu negócio.

Observe seus concorrentes

Sempre acompanhe e analise o que a concorrência está fazendo. Atente-se ao que ela faz para se destacar no mercado, como tem inovado, divulgado seus produtos e quais os resultados. É uma prática importante para gerar insights e encontrar maneiras de se diferenciar.

Analise as tendências

Outra maneira excelente para criar oportunidades para sua empresa é analisar as tendências de mercado e aplicar o que vale para o seu negócio. Entretanto, foque apenas no que faz sentido para a sua empresa, que resolve problemas e pode gerar grandes resultados.

Automação

A automação de processos é um dos fatores que mais gera produtividade e rentabilidade para as empresas. Trata-se de utilizar máquinas que executem determinadas atividades de maneira mais rápida e eficiente. São objetos como robôs, carros autônomos e drones, que utilizam Inteligência Artificial para automatizar funções que antes eram realizadas por pessoas.

A área de atendimento é uma das que cita a automação, principalmente para gerar respostas automáticas quando os clientes entram em contato via mensagem. Porém, nesses casos é importante manter uma abordagem prestativa e autêntica no relacionamento com clientes, trata-se de tornar o atendimento humanizado mesmo quando há uso de máquina.

Por mais que a automação já faça parte da realidade de muitas empresas, mesmo que seja de uma maneira muito simples, é uma tendência que continuará sendo explorada em 2019. As máquinas autônomas variam muito em níveis de capacidade, coordenação e inteligência para atuar em diferentes áreas.

Personalização

Uma coisa é fato: as pessoas gostam de se sentir únicas e receberem atendimento exclusivo. Porém, com o avanço da tecnologia e a tendência de automação estar cada vez mais presente nas empresas, oferecer serviços personalizados para os clientes está se tornando algo muito procurado pelos consumidores.

O atendimento é uma das áreas que mais se fala sobre personalização. É preciso treinar a equipe para se adequar às necessidades e desejos de cada perfil de clientes. Algo muito comum nas empresas é utilizar a estratégia de fidelização para oferecer um atendimento exclusivo. Por exemplo, a empresa seleciona clientes fiéis e fazem ligações de aniversário, oferecem promoções exclusivas, brindes, entre outras ações.

A Netflix, serviço de streaming de séries e filmes, utilize muito bem a personalização. O histórico de conteúdo assistido, procurado e avaliado é analisado e o resultado determina quais filmes e séries serão sugeridos, pois isso cada usuário tem uma tela inicial diferente.

Co-criação

Entender o que o público-alvo procura é muito importante para avaliar processos e criar oportunidades para a sua empresa. Porém, além de saber a opinião dos consumidores, a co-criação defende um avanço na relação em marca e cliente, em que as empresas dão abertura para o público auxiliar na elaboração ou personalização de serviços.

Segurança de dados

A segurança de dados no ambiente digital é uma preocupação que só cresce entre os consumidores. Hoje em dia tantas trocas de informações são feitas pelo celular em poucos segundos que fica a preocupação: meus dados estão seguros mesmos?!

Segundo uma pesquisa de tendências da Gartner, estima-se que até 2021, as organizações que negligenciarem a proteção de privacidade pagarão 100% mais em custos de conformidade do que os concorrentes que investiram nas melhores práticas.

As empresas devem tomar novas medidas de segurança da informação e avaliarem sua política de ética e privacidade digital. O objetivo é garantir mais proteção para os dados dos clientes, de modo que eles não sejam vendidos ou furtados – algo que pode feito por hackers ou outras pessoas má intencionadas que conseguirem acesso ao local de armazenamento, como funcionários não autorizados, por exemplo.

Marketing móvel

Atualmente, é impossível pensar em estratégias de marketing e comunicação sem considerar a otimização para dispositivos móveis. Grande parte dos acessos em sites e mídias sociais são via smartphones. A previsão da Gartner é que, em 2019, os acessos via mobile cresçam ainda mais, pois não são somente os jovens que utilizam celular, até mesmo o público da terceira idade usa com muita frequência. Portanto, é indispensável incluir o mobile marketing nas ações para a sua empresa.

O seu site deve ser otimizado para celular. Por exemplo, as imagens não devem estar muito pesadas para não prejudicar o tempo de carregamento no 4G, o layout do site deve se ajustar ao celular, pois os usuários não navegam muito tempo em sites que é necessário dar zoom. Além disso, prefira distribuir os anúncios digitais da sua empresa em sites que estejam adaptados para o uso mobile.

Redução de burocracias

Uma das características principais que precisa fazer parte do propósito das empresas atualmente é facilitar a vida dos clientes. Afinal, as pessoas compram soluções, não problemas. Para criar oportunidades para sua empresa em 2019, você precisa focar em auxiliar o consumidor, ser relevante para ele!

Uma das empresas mais bem sucedidas que faz sucesso por reduzir a burocracia é o NuBank. É uma startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros, atua como operadora de cartões de crédito e banco digital. Um dos seus ponto fortes é não ter a burocracia que um banco convencional tem: a conta é criada via aplicativo, permite gerar um boleto em poucos minutos, o cartão de crédito não possui taxa mensal, entre muitas outras funções que prometem ser práticas para o usuário.

Recentemente, para lançar a mais nova função de saque e débito, o NuBank colocou uma porta giratório muito comum em banco em um museu. O intuito da ação foi mostrar ao público que a empresa está comprometida em reduzir a burocracia. Por isso, esteja atento a essa tendência e busque soluções práticas para oferecer aos seus clientes.

 

Desejamos que nossa seleção de tendências e dicas gere muitos insights para o seu planejamento 2019!