Todo pequeno empreendedor tem dúvidas na hora de abrir seu negócio. Com você não deve ser diferente. Afinal, você precisa aprender uma série de ideias novas.
Se você tem dúvidas sobre planejamento estratégico ou sobre as finanças da sua empresa, não se desespere! Você não está sozinho. Neste artigo selecionamos 16 principais dúvidas de todo pequeno empreendedor. CONFIRA!
1. O que é esse tal de planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é uma ferramenta que possibilita você pensar no futuro da sua empresa. Ele tem o propósito de apontar qual caminho seguir pelos próximos anos.
O ideal é que esse planejamento seja feito logo no início. Comece determinando quais são suas metas e objetivos. Deixe tudo anotado. Em uma agenda ou em um computador, mas anote!
2. Análise SWOT? O que é isso?
SWOT é uma sigla para as palavras: Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats. Traduzindo para o português significam: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
O primeiro passo é pontuar as questões internas, uma vez que eles são controlados pela sua empresa. Ou seja, você deve analisar os pontos fortes e fracos. Por fim, você analisa os pontos externos, os quais você não tem controle sobre eles, as oportunidades e ameaças.
Tente fazer um quadro com cada tópico a ser analisado, assim ficará mais fácil de visualizar.
Okay, mas você deve estar pensando: o que eu devo fazer com isso? Ao pontuar cada um dos conceitos, você entenderá melhor seu negócio. Dessa forma você terá um olhar ampliado sobre onde e como deve focar seus esforços.
3. Metas e objetivos
Todo empreendimento precisa ter metas e objetivos. Mas afinal, você sabe quais são as diferenças de ambas? Caso não saiba, nós te explicamos!
Basicamente objetivos são o ato concreto dos sonhos, ou seja, o que você está tentando alcançar. Por exemplo: seu objetivo é aumentar em até duplicar o faturamento da sua empresa em até 3 anos.
Bom, se os objetivos é onde você irá chegar a médio ou longo prazo, então as metas é o que você fará em pequenos passos para alcança-los. Ou seja, você poderá lançar produtos, criar estratégias a curto prazos para chegar até o objetivo final.
Ambos precisam ter um prazo definido. Para isso, escreva! Organize-se e planeje-se para conseguir chegar até onde almeja.
4. O que é escalabilidade de negócios?
De maneira geral, esse termo é definido pela capacidade que a empresa demonstra ter chances de crescer mediante os recursos aplicados pelo pequeno empreendedor.
É importante que essa análise seja feita logo no início. Isso é uma precaução para que você não perca dinheiro. Principalmente se você não possui muito capital.
5. O que é Capital Social?
Basicamente é a quantia investida pelo pequeno empreendedor para abrir a empresa. Esse item é muito importante para a contabilidade do seu empreendimento.
Tendo um Capital Social, você terá uma quantia de segurança caso alguma dificuldade financeira apareça. Dessa forma, não será preciso pedir empréstimos, por exemplo.
6. O que é regime de tributação?
É o que determina como os tributos serão cobrados na sua empresa. Os impostos são cobrados de acordo com a classificação de cada ramo.
É possível escolher um regime que melhor se encaixe com seu negócio. Há três tipos: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro real.
Um contador tem papel fundamental no regime de tributação.
7. E o que é obrigações acessórias?
São informações encaminhadas para os órgãos responsáveis pela cobrança dos tributos. A quantidade enviada depende da escolha de regime de tributação que foi aplicado na sua empresa.
Existem diversas obrigações acessórias. Você já deve ter ouvido falar no SPED, por exemplo. Ele é um deles, além de outras como ECD, ICMS/IPI e também a ECF.
8. Peças contábeis
As peças contábeis são todos os documentos que contém as principais informações fiscais da sua empresa. É muito importante guarda-las, pois podem servir como uma orientação para levar seu empreendimento a outros níveis.
As principais são o Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados, Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL).
9. Custos, despesas e investimento
No início de um negócio, todo pequeno empreendedor tem dúvidas sobre o dinheiro que entra e sai. Por isso, é importante que você entenda melhor cada termo.
Os custos são gastos que tem ligação direta com a produção, prestação de serviço ou vendas. Já as despesas são os gastos rotineiros no dia a dia da sua empresa. E os investimentos são um tipo de gasto que que gera um retorno financeiro.
10. Diferença entre despesas fixas e variáveis
As despesas fixas são aquelas que não mudam ao longo do tempo. O exemplo mais comum a ser dado são o da água e energia.
Já as despesas variáveis são aquelas que surgem sem que esteja “planejado”, ou seja, não é sempre que você irá tê-las.
É necessário que tudo seja registrado por você, para ter melhor controle.
11. Capital de Giro
São os recursos financeiros disponíveis para arcar com as despesas fixas e variáveis. Ele é essencial para que seu negócio continue de pé de forma eficiente.
É sempre importante que você tenha o controle do Capital de Giro da sua empresa, dessa maneira poderá se antecipar diante de algum imprevisto.
12. O ponto de equilíbrio da sua empresa
É o cálculo que mensura o momento em que o total de gastos é igual ao das receitas da sua empresa. É simples, porém você precisa agrupar algumas informações. Para isso você precisa saber os gastos fixos e custos variáveis.
13. Apurando o lucro do seu negócio
O seu contador será de extrema importância para apurar o lucro do seu negócio. Juntos vocês reunirão tudo o que entrou e saiu em um dado período. Depois, basta que subtraia o que ganhou com o que foi gasto. Deve ser incluído gastos com impostos e funcionários.
14. Controlando seu estoque
É interessante que você faça o controle de estoque. Isso quer dizer que você deve verificar com frequência a quantidade de produtos em estoque. Atualmente existem várias formas de fazer esse processo de forma automatizada, facilitando o método.
15. O que é ERP?
Se trata do Sistema Integrado de Gestão Empresarial. É um programa que pode facilitar a vida da sua empresa. Nele você poderá colocar todas as informações do seu negócio. Dessa forma você pode gerenciar os dados mais importantes.
16. Preço de custo e de venda
O preço de custo é valor que sai a você sem o devido lucro. É aquilo que você gastou para produzir um produto, por exemplo. Já o preço de venda é o valor final que seu consumidor terá acesso.
É necessário que o cálculo do preço de venda seja feito de forma que você obtenha lucros a partir de sua empresa oferece.
Ufaaaa!
Agora que tiramos as principais dúvidas de todo pequeno empreendedor, você pode dar continuidade ao seu negócio. Gostou do artigo?
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Somos uma empresa que presa o sucesso dos nossos clientes, possuirmos a contabilidade especializada digital onde oferecemos gratuitamente de acordo com o plano escolhido um sistema de gestão financeira.
Lucas Marques de Moura
Lucas, é Bacharel em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil, Contador, Empresário, Executivo de Cooperativa de Crédito, Especialista em Planejamento Tributário, Consultor Financeiro e Administrativo. Possui mais de 10 anos de experiência nas áreas de Finanças e Contabilidade para Pequenas Empresas. Tem como propósito de vida ajudar empresas a pagar menos impostos para terem mais lucros em seus negócios!