Todo empresario não deveria definir o preço de venda de seus produtos somente na hora da venda, ou simplesmente somar uma certa margem em cima do preço que comprou, e o pior conceder desconto aleatórios para clientes.
Estou acostumado a ver empreendedores que não sabem exatamente qual é o preço minimo que pode cobrar, e acaba trocando “6 por meia duzia”.
É você sabe qual o calculo utilizado para chegar a este número? Neste artigo, descubra como calcular o preço de venda por markup.
O que é markup
Markup é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para definir o preço de venda. É essencial que sua empresa tenha um preço de venda que contribua para seu sucesso. Afinal, é preciso pagar despesas, investir no crescimento do negócio, obter lucro e manter o preço competitivo.
É essencial sempre consultar se o preço de venda do seu produto está valendo a pena, se inclui corretamente os custos de produção, as horas de trabalho, os profissionais necessários para executar o serviço, entre outras questões que devem influenciar no preço final. Portanto, para descobrir se o valor cobrado pelos serviços ou produtos está correto, entenda e utilize o markup!
Como calcular o markup?
Para aprender como calcular o markup por produto, é necessário utilizar os dados da sua empresa para que os valores encontrados sejam coerentes com a sua realidade. Caso isso seja inviável, encontre o índice comum utilizado na sua área de atuação.
1. Identifique o percentual de despesas variáveis atribuído a cada unidade de produto ou serviço vendido;
2. Encontre o percentual que representam as despesas fixas do período para cada unidade de produto ou serviço;
3. Defina o percentual de lucro pretendido para cada unidade de produto ou serviço.
Fórmula do markup
Para calcular o markup utilize a fórmula: 100 / [100 – (despesas fixas + despesas variáveis + lucro pretendido)]. 100 representa o preço unitário total de venda em percentual.
Exemplo 1
Considerando que o seu produto custa R$200,00 e que você possui os seguintes índices:
Despesas fixas: 10%
Despesas variáveis: 10%
Lucro pretendido: 30%
A resolução do calculo será:
Marcação = 100 / [100- (10 + 10 + 30)]
Marcação = 100 / (100-50)
Marcação = 100/50
Marcação = 2
Dessa forma, para encontrar o preço de venda, multiplique o valor do custo direto unitário da mercadoria pelo índice encontrado:
Preço de Venda = 200 x 2 = 400,00
Atente-se que a margem de lucro sobre o preço de venda nunca poderá ser superior a 100%. Por exemplo, se fizermos o cálculo com uma margem de lucro próxima de 90%, o resultado se torna cada vez mais alto. Portanto, como o valor do lucro está embutido no valor do preço final de vendas, a margem percentual não deve ser maior do que 100%.
DICA: No momento de identificar o custo de aquisição do produto, fique atento e não só considere o preço de compra, existem variáveis que somam o preço de compra e muita das vezes passa dispergido, como por exemplo:
- Frete da mercadorias, Seguro, outras despesas diversas, atentar ainda para que esses custos deverá ser reatados na proporção de cada item.
- IPI (imposto sobre produtos industrializados).
- ICMS Substituição Tributaria.
Entendendo os termos do markup
Para que você compreenda por completo o markup e possa utilizá-lo, aprenda cada conceito inserido na fórmula.
Despesas fixas
Conforme a definição do Sebrae, as despesas fixas de uma empresa são aquelas cujo total não varia proporcionalmente ao volume produzido (na indústria) ou ao volume de vendas (comércio e serviço), ou seja, há despesas a serem pagas independentemente da quantidade produzida ou do valor de vendas. Exemplo: aluguel, honorários de contador, seguro da empresa, salário dos funcionários, entre outros.
Despesas variáveis
Os custos variáveis de uma empresa são aqueles que mudam de acordo com a produção ou quantidade de trabalho. Por exemplo, os valores dos materiais que podem mudar conforme a quantidade necessária. Outros custos variáveis possíveis: embalagens, impostos diretos de venda, insumos diretos, fornecedores e mão de obra.
Diferença entre despesas fixas e variáveis
Para estabelecer a diferença entre despesas fixas e variáveis, é necessário observar quais mudam de valores conforme o nível de produção ou vendas, e quais não se alteram, mantendo-se iguais mesmo quando nada é vendido ou produzido naquele período.
O markup serve para todos os tipos de empresa?
A grande maioria dos negócios podem utilizar o markup. Afinal, é um método eficiente para precificar um produto ou serviço, independente do porte ou área de atuação da empresa. Porém, há casos em que não faz sentido formular o preço de cada serviço ou produto com base nos custos. Nesse caso, deve-se procurar outro método para encontrar o preço correto.
Por que encontrar o preço ideal pelos seus serviços?
Seja qual for o segmento do seu negócio e o tipo de serviço ou produto que você tem, o preço cobrado para os consumidores deve cobrir todos os gastos e ainda proporcionar um lucro justo para a empresa. Por mais óbvio que essa ideia pareça ser, muitos empreendedores acabam tendo prejuízo, principalmente no início do negócio, pela falta de planejamento nos valores passados para os clientes.
A falta de estratégias coerentes para formação de preço geram perda de lucratividade e, posteriormente, até mesmo a falência da empresa. Por isso, se você está percebendo que seu negócio não está lucrativo o suficiente, é o momento de avaliar os valores dos seus serviços e sua forma de cobrar.
Além dos custos gerados pelo produto e o lucro desejado por cada um, é essencial levar em consideração o público-alvo. Afinal, o valor final do serviço ou produto é um fator decisivo para a compra. Portanto, os números encontrados via markup precisam agradar o cliente-alvo e ainda se manter competitivo.
Uma dica é fazer pesquisas para entender os desejos, necessidades, hábitos de consumo e outras características dos clientes.
Descubra o quanto eles estão dispostos a pagar pelo seu produto e se isso está de acordo com o preço de venda encontrado.
Um conceito interessante para utilizar nessa etapa é a percepção de valor – que difere do preço.
Para cobrar um preço elevado, é necessário mostrar um valor diferenciado e compatível com o perfil dos clientes.
Por outro lado, preços extremamente baixos geram prejuízos e podem não cobrir todos os custos relacionados à venda.
O que é percepção de valor
É o valor que um produto ou serviço representa na mente do consumidor.
Geralmente, os consumidores desconhecem o verdadeiro custo de produção dos produtos que compram, em vez disso, eles simplesmente têm uma percepção particular de quanto os produtos significam para eles.
Muitas vezes os consumidores estão dispostos a pagar mais por certas marcas.
Para conseguir isso para a sua empresa, é necessário utilizar estratégias de marketing para criar maior percepção de valor na mente dos clientes.
Porém, lembre-se que para gerar valor para a sua marca é necessário aplicar estratégias a longo prazo, pois posicionamento de marca não é feito do dia para a noite.
Ainda tem duvidas de como calcular o preço de venda? Comente.